segunda-feira, 4 de outubro de 2010

No COUÇO, a REPÚBLICA nasceu mais cedo- 28 de Agosto de 1910

No tumulto que atravessava o país, no Couço, a República foi implantada a 28 de Agosto de 1910 e antecipavam-se assim os acontecimentos do 5 de Outubro. Nesse dia 44 homens coucenses foram até Coruche entregar a bandeira da monarquia e tendo de imediato constituído a primeira Comissão Paroquial Republicana, segundo Diniz Caiado (professor primário da aldeia e republicano) no seu opúsculo de 1928 " In Memoriam -Couço".

Conforme acta comemorativa de 28 de Agosto de 1911, um ano após os factos, narram-se assim os acontecimentos:



"... o presidente propos se tratasse na acta um voto de saudação aos bravos republicanos do Couço que no dia 28 de Agosto de mil novecentos e dez, arrostando com todas as vinganças projectadas e dias de ebolição demoliram a Bastilha feudal desta povoação, quebrando as algemas que a manietavam aos seus infames verdugos e foram a Coruche com os seus votos mostrar as correntes quebradas e dizer ao paiz em alto brado que no Couço tinha soado a hora da liberdade e por ela se estava disposto a morrer.

Quarenta e quatro homens pela Republica quando ser Republicano era um crime.

Gloria aos valentes democratas procursores da Edemptica revolução de Cinco de Outubro."



Glória aos valentes coucenses que aqui começaram um longo caminho de resistência que atravessou todo o séc. XX, de dignidade e bravura, na luta contra o fascismo.



Viva República!

Viva o 25 de Abril!