quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O 11 de Setembro da minha memória

Dentro de alguns dias os órgãos de comunicação social Portugueses, Jornais, Rádios e Televisões, vão dedicar bastantes horas a falar do dia 11 de Setembro.
Eu também quero escrever algumas linhas sobre o dia 11 de Setembro,
Mas quero escrever sobre o dia 11 de Setembro de 1973, dia que marcou a minha juventude para sempre, refiro-me ao dia em que o General Pinochet comandou o golpe de estado Fascista, que assassinou o Presidente DEMOCRÀTICAMENTE eleito pelo seu Povo.
Salvador Allend era o rosto da Unidade Popular Chilena, da qual os Comunistas eram parte activa, durante o golpe de Estado e nos anos que se seguiram de Ditadura Fascista, o Povo Chileno perdeu milhares dos seus melhores filhos.
Sei que já passaram 36 anos, mas pretendo continuar a prestar a minha homenagem a todos os que tombaram e em particular a Vítor Jara.
Também penso que não devemos esquecer que o golpe que depôs a Unidade Popular no Chile, teve o apoio, militar, político e económico dos Estados Unidos da América.
Se calhar o 11 de Setembro de que vamos ouvir falar nos próximos dias, tem as suas raízes na política seguida pelos Estados Unidos ao longo dos Anos.

Como dizia o poeta “O Povo Unido jamais será Vencido”

Sem comentários: